quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Alergias

Hoje, dia 9 de setembro, com um clima extremamente agradável, sol na medida certa, uma umidade leve no ar, é perfeito para as nossas queridas amigas fotossintetizantes começarem a entrar no clima de primavera.

Pólen no ar... . . . . . . . . . . ATCHIIIINNN


A minha querida alergia vem me lembrar a importância de ter um sistema imunológico em equilíbrio, infelizmente, o meu é paranóico. Todas, sem nenhuma exceção, todas as pessoas que já tiveram um contato mínimo comigo (Débora) sabem do nível da minha alergia respiratória.

Com o passar dos anos, e os poluentes do ar aumentando constantemente, a alergia se tornou um malefício comum na população mundial.
Encontramos um vídeo superdivertido explicando o funcionamento das alergias e dos espirros, se puder, confira: (até aproximadamente os 6:30 min, depois eles mudam de assunto)




Mas você deve estar se perguntando: que relação existe entre as alergias e o sistema imunológico?

PS: em verde teremos comentários indignados da hiperalérgica Débora.

Uma alergia pode se referir a vários tipos de reações imunológicas, incluindo hipersensibilidade tipo I na qual o corpo da pessoa é hipersensível e desenvolve anticorpos para proteínas típicas.

Quando uma pessoa é hipersensível essas substâncias são conhecidas como alérgenos. A hipersensibilidade tipo I é caracterizada pela ativação excessiva das células mastócitas e basófilas pela imunoglobulina E, ocasionando em uma resposta inflamatória sistêmica que pode resultar desde sintomas benignos, como nariz escorrendo, até choque anafilático que pode requer tratamento por toda a vida e levar à morte.

Febre do feno é um exemplo de tipo de alergia comum de menor gravidade. Grande parte da população sofre de sintomas da febre do feno em resposta ao pólen.


Alergia é caracterizada pela resposta inflamatória local ou sistêmica ao alérgenos. Sintomas locais são:
* Nariz: inchaço da mucosa nasal (rinite alérgica).
* Olhos: vermelhidão e coceira da conjuntiva (conjuntivite alérgica).
* Via aéreas: broncoconstrição, respiração difícil e dispnéia, algumas vezes ataques de asma.
* Pele: várias erupções como eczema, urticária e dermatite de contato.

Dependendo da severidade, ela pode causar reações cutâneas, broncoconstrição, edema, hipotensão, coma e até morte. (Meeedo)

Provavelmente o fator mais importante na reabilitação de alguém com alergia é remover a fonte dos alérgenos do ambiente de casa e evitar lugares onde o contato com alérgenos é provável. (Se fosse capaz de retirar o pólen do ar eu estaria curada)


Além das proteínas alheias encontradas em transfusões de sangue e vacinas, os alérgenos mais comuns e seus tipos de alergia incluem:

* Polens de plantas - Febre do feno.
* Esporos de mofo.
* Drogas : penicilinas, sulfonamidas, anestésicos, salicilatos.
* Alimentos - Alergia alimentar : nozes, frutos do mar, gergelim, clara de ovo, alguns legumes, soja, leite, trigo, milho ou maizena, e banana  (no meu caso ridículo de alergia a banana, onde me sinto vulnerável a cãimbras)
* Picada de inseto.
* Pêlos de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário