quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sistema Imunológico, Endócrino e Linfático


Neste primeiro post vamos explicar basicamente as funções destes sistemas, nos próximos posts, traremos informações mais detalhadas e explicativas a respeito de cada sistema.


SISTEMA ENDÓCRINO

Dentro de você existe um sofisticado laboratório, um exército de mensageiros químicos que influenciam sua vida de centenas de maneiras diferentes.

O sistema endócrino é composto por glândulas que secretam hormônios, mensageiros bioquímicos que reagem a distância , eles costumam nadar pelo sangue até atingir seu órgão-alvo regulando seu funcionamento

Até agora, os cientistas identificaram mais de 100 hormônios. Alguns estão associados a emoções poderosas como o amor, o ódio e o medo.

Os hormônios correm pelo corpo humano 24 horas por dia. Eles controlam os mecanismos básicos como a fome, a sede, o sono e a disposição física.

São eles que ajudam você a reagir nos momentos de tensão ou de perigo.

Eles controlam cada segundo da sua rotina disparando as mensagens que regulam o seu ritmo, influenciando inclusive o desejo sexual.


SISTEMA IMUNOLÓGICO


É um impressionante mecanismo de proteção contra bactérias, micróbios, vírus, toxinas que adorariam invadir nosso corpo. Quando morremos leva apenas algumas semanas para que esses organismos destruam completamente nosso corpo, ficando apenas o esqueleto. Obviamente o sistema imunológico impede que essa destruição aconteça enquanto estamos vivos.

O sistema imunológico dos vertebrados inclui a capacidade de adaptar-se para reconhecer bactérias e vírus concreos de forma mais eficiente, criando memórias e uma proteção mais efetiva durante futuros contatos com esses agentes patogênicos.


A pele é uma parte importantíssima do sistema imunológico, agindo como fronteira primária contra os germes.

O nariz, a boca e os olhos são pontos de entrada para os germes, por isso, as lágrimas, o muco e a saliva contêm enzimas que destroem a parede celular de muitas bactérias.

Uma vez dentro do corpo, o germe enfrenta os anticorpos, as proteínas, os hormônios e o sistema linfático.



SISTEMA LINFÁTICO

Estende-se por todo o corpo através de caminhos muito parecidos com os dos vasos sanguíneos. A linfa é um líquido claro que leva água e nutrientes para as células. Ela é o plasma sanguíneo – o líquido que forma o sangue sem as células vermelhas e brancas.

O sangue transfere esses materiais para a linfa através das paredes capilares e a linfa os transporta até as células. As células também produzem proteínas e resíduos que a linfa absorve e transporta para longe. Qualquer bactéria aleatória que entre no corpo encontra seu caminho para dentro desse fluido intercelular. Uma das tarefas do sistema linfático é drenar e filtrar esses fluidos para detectar e remover as bactérias.


Sistema complemento: São uma série de proteínas que circulam livremente no sangue e são fabricados no fígado, sendo ativadas pelos anticorpos e os complementam.


Todos estes sistemas contribuem para a proteção e desenvolvimento ideal do seu corpo, se quiser saber mais, acompanhe nosso blog. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário