quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Relações entre os sistemas de defesa

O que é uma doença?

Quando você “fica doente”, o corpo não é capaz de funcionar da mesma forma que funciona normalmente.
Quando há invasão viral ou bacteriana normalmente causa problemas, produzindo algum efeito colateral que faz com que você fique doente. Causam resfriados, gripes, sarampo, caxumba, malária, AIDS, etc.


COMPONENTES IMPORTANTES PARA A DEFESA DO ORGANISMO:

Os ANTICORPOS, também chamados de imunoglobulinas, são produzidos pelas células brancas. São proteínas em forma de Y e cada um responde a um antígeno específico.

HORMÔNIOS, também conhecidos como linfocinas, são importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo diante de condições de emergência, tais como emoções fortes, "stress", ...

FATOR DE NECROSE TUMORAL(FNT) é produzido pelos macrófagos, destrói tumorais e cria novos vasos sanguíneos sendo importante para a cicatrização.

INTERFERON, inibe os vírus e é produzido pela maioria das células do corpo, são proteínas, e tem como função deixar que as células se comuniquem umas com as outras.

Células sanguíneas brancas, ou LEUCÓCITOS, agem como organismos vivos independente capazes de se moverem, capturarem coisas por conta própria e absorver outras células e bactérias.

 Sistema Linfático pode remover proteínas e grandes materiais particulados dos espaços teciduais. Os tecidos e órgãos que produzem armazenam e transportam células (linfócitos) que combatem infecções e doença. Desempenha papel importante nas defesas do corpo contra a infecção e alguns outros tipos de doença, inclusive o câncer. O sistema imune mantém seu próprio sistema de circulação (os vasos linfáticos), o qual permeia todos os órgãos do corpo, excetuando-se o cérebro. Como o sistema sangüíneo, o sistema linfático faz parte do sistema circulatório, mas possui um fluido conhecido por linfa, em vez de sangue. O sistema linfático ajuda a transportar substâncias – células, proteínas, nutrientes, produtos residuais – pelo corpo.




VACINAS
A vacina é uma forma enfraquecida da doença, forçando o sistema imunológico a montar a mesma defesa, mas como a doença é diferente ou mais fraca , os sistemas que aparecem são poucos ou nenhum. Depois da vacina, quando a doença real invadir seu corpo ela será eliminada imediatamente
Contudo, muitas doenças não podem ser curadas através de vacinas, como a gripe e o resfriado comum, pois sofrem rápidas mutações ou têm tantas linhagens diferentes no ambiente que é impossível injetar todas elas no seu corpo.

AIDS – Síndrome de Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV, é tão grave pois atinge justamente o sistema imunológico, se reproduzindo dentro das células T helper

Um comentário:

  1. Avaliação
    Texto (3,0)= 2,5
    Vídeos (2,0)= 1
    Imagens (1,0)= 1
    Curiosidades (1,0)= 1
    Doenças (1,0)= 1
    Criatividade (1,0)= 1

    ResponderExcluir